O Portal Camisa12 foi atrás das informações sobre o Estádio Rungrado Primeiro de Maio (nada menos que o maior estádio do mundo em capacidade de público).
Para surpresa de muitos, esse gigante não fica em nenhum país tradicional do futebol. Ele está lá na distante Coreia do Norte, e guarda histórias incríveis que vamos contar aqui.
Prepare-se para conhecer os detalhes desse colosso de concreto: da sua construção ambiciosa à capacidade impressionante, passando por eventos históricos (e até uma curiosa ligação com o nosso Maracanã!).
Confira a seguir tudo sobre o maior estádio de futebol do mundo!
História e inauguração do Estádio Rungrado Primeiro de Maio
Como o maior estádio do mundo surgiu justamente na Coreia do Norte? A história começa nos anos 1980, em meio a uma rivalidade política e esportiva.
Após Seul (na vizinha Coreia do Sul) sediar os Jogos Olímpicos de 1988, o governo norte-coreano quis mostrar sua grandiosidade ao mundo.

Assim, Pyongyang foi escolhida para receber o 13º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes em 1989, um grande evento esportivo e cultural. Para esse festival, foi construído às pressas o Estádio Rungrado Primeiro de Maio, que já nasceu com a missão de impressionar.
Inauguração do gigante
A inauguração aconteceu em 1º de maio de 1989, data que não foi coincidência. Primeiro de Maio é o Dia Internacional do Trabalhador (uma data importante no país) e batiza o estádio justamente por ter sido aberto nesse dia.
O nome também faz referência à ilha de Rungra (Rungrado, em coreano), a ilha no rio Taedong onde o estádio foi erguido. Ou seja, até o nome carrega simbolismo duplo: celebra o feriado de 1º de Maio e a localização em Rungra.
Naquele dia de inauguração, a Coreia do Norte apresentou ao mundo seu novo palco monumental.
Construído em pouco mais de dois anos (de 1986 a 1989), o estádio foi uma resposta de Pyongyang para mostrar que também poderia ter uma arena de nível mundial.
E conseguiu: na época de sua conclusão, ele se tornou o maior estádio já construído na Ásia. Desde então, o Rungrado Primeiro de Maio é propriedade do Estado norte-coreano e é um símbolo nacional.
Vale destacar que sua reabertura em 1º de maio de 2015, após uma grande reforma em 2014, manteve vivo esse símbolo.
- Veja também quem tem a maior torcida do mundo.
Agora vamos aos números e curiosidades dessa obra gigantesca.
Capacidade e estrutura monumental
Se tem algo que justifica o título de maior estádio do mundo, são os números impressionantes do Rungrado Primeiro de Maio.
A capacidade oficial atual é de 114 mil espectadores sentados, um número que deixa qualquer outro estádio de futebol comendo poeira. Para comparar: é como juntar dois Maracanãs modernos e ainda sobraria lugar! 😮
Originalmente, o projeto previa acomodar até 150 mil pessoas nas arquibancadas, já que inicialmente eram bancadas sem cadeiras marcadas. Com reformas e instalação de assentos individuais mais largos ao longo dos anos, a lotação foi ajustada para cerca de 114 mil.

Ainda assim, há quem diga que em configurações especiais (com gente também no gramado, em grandes cerimônias) o estádio poderia comportar próximo de 150 mil novamente. Ou seja, estamos falando de uma arena cujo tamanho supera qualquer outra dedicada ao futebol no planeta.
Arquitetura do maior estádio de futebol do mundo
Mas não é só em capacidade que o Rungrado impressiona. Sua arquitetura é única e cheia de simbolismo. A cobertura do estádio é formada por 16 enormes arcos dispostos em círculo, o que visto de cima lembra a forma de uma flor – especificamente, a flor magnólia, que é símbolo nacional da Coreia do Norte.
Esses arcos sustentam um teto que se eleva a mais de 60 metros de altura (equivalente a um prédio de 20 andares!). Sob a cobertura, o estádio conta com 8 andares de estruturas internas, incluindo arquibancadas distribuídas em vários níveis.
Área utilizada para comportar o estádio
No total, a construção ocupa uma área gigantesca – são mais de 207 mil m² de área construída somando todos os pavimentos. Não é à toa que chamam essa arena de “gigante de concreto”.
Além das arquibancadas, há pista de atletismo em volta do campo de futebol, placares eletrônicos e dezenas de acessos. Toda essa grandiosidade arquitetônica visava impressionar visitantes estrangeiros e, claro, encher de orgulho a torcida local.
Curiosamente, apesar de todo esse porte, o estádio não é dos mais modernos em termos de tecnologia (afinal, foi construído nos anos 80). Mas sua última renovação em 2014/2015 trouxe melhorias nos assentos, iluminação e outras estruturas.
Está no Guinness
O resultado é que, mesmo com mais de 30 anos de história, o Rungrado Primeiro de Maio continua soberano em tamanho e presença, reinando como maior estádio de futebol do mundo em capacidade.
O Guinness Book e outras entidades já o reconheceram oficialmente como tal. É tamanho para ninguém botar defeito!
Uso do estádio: futebol e megaeventos
Você deve estar se perguntando: um estádio desse tamanho vive lotado de jogos de futebol?
Pois aí está uma das curiosidades sobre o Rungrado Primeiro de Maio. Apesar de ser um estádio de futebol, ele é pouco utilizado para partidas regulares. Na Coreia do Norte, não há campeonatos nacionais com grande público como no Brasil ou Europa.
Os jogos de futebol que ocorrem lá basicamente são os da Seleção Norte-Coreana em algumas ocasiões. Ou seja, partidas da seleção nacional (mas nem todas acontecem lá, já que Pyongyang tem outro estádio menor, o Kim Il-sung, usado com frequência).
Grandes clássicos de clubes? Isso praticamente não existe para lotar o Rungrado. Então, no dia a dia ele não tem rodada de campeonato com 100 mil torcedores.
Mas isso não significa que o estádio fica vazio. O Rungrado Primeiro de Maio é palco de eventos grandiosos, só que a maioria não é jogo de futebol. A vocação dele é receber cerimônias, festivais e eventos de Estado.
Grandes festivais
Logo de cara, em 1989, sediou as cerimônias de abertura e encerramento do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, com direito a muito espetáculo e coreografia em massa
Anos depois, tornou-se a casa de um evento anual famoso: o Festival Arirang, também conhecido como Mass Games. Esse festival é um show de ginástica, dança e arte com dezenas de milhares de participantes ao mesmo tempo, formando mosaicos humanos incríveis em homenagem aos líderes do país.
Em 2007, o Arirang no Rungrado entrou para o Guinness como a maior apresentação de ginástica já feita, com 100.090 participantes simultâneos na coreografia. Imagina mais de 100 mil pessoas se apresentando no gramado – é gente pra caramba!
Uso em outras modalidades
Além dos festivais anuais, o estádio já recebeu públicos gigantescos em eventos pontuais. Em 1995, por exemplo, ocorreu lá o Collision in Korea, um evento de luta livre profissional que reuniu plateias recordes: estima-se 150 mil pessoas no primeiro dia e 190 mil no segundo dia de show.
Fins políticos
Mais recentemente, em setembro de 2018, durante um encontro histórico entre as duas Coreias, o estádio lotou com cerca de 150 mil norte-coreanos para ouvir um discurso sobre paz dos líderes Kim Jong-un (Norte) e Moon Jae-in (Sul)
Quando há jogo de futebol, claro, a torcida norte-coreana comparece. As partidas da seleção masculina e feminina acontecem ali ocasionalmente, especialmente em eliminatórias ou torneios regionais. Em 2017, por exemplo, o estádio sediou alguns jogos das eliminatórias do Campeonato Asiático sub-23.
Perguntas frequentes sobre o maior estádio do mundo
Qual é o maior estádio do mundo?
Atualmente, o maior estádio do mundo em capacidade de público é o Estádio Narendra Modi, localizado em Ahmedabad, na Índia. Ele comporta 132 mil espectadores e é utilizado principalmente para partidas de críquete.
Qual é o maior estádio de futebol do mundo?
O maior estádio do mundo destinado ao futebol é o Rungrado Primeiro de Maio, em Pyongyang, na Coreia do Norte, com capacidade oficial em torno de 114 mil pessoas nas arquibancadas.
O Maracanã já foi o maior estádio do mundo?
Sim. Durante décadas o Maracanã, no Rio de Janeiro, foi considerado o maior estádio do mundo em termos de capacidade. Na final da Copa de 1950, quase 200 mil pessoas lotaram o Maracanã.
Onde fica o Estádio Rungrado Primeiro de Maio?
O Rungrado Primeiro de Maio fica em Pyongyang, capital da Coreia do Norte. Ele está situado especificamente na Ilha de Rungra, que fica no rio Taedong, atravessando a cidade.
Por que o nome “Rungrado Primeiro de Maio”?
O nome do estádio tem dois significados. Rungrado é a forma ocidentalizada de Rungra-do, que significa Ilha de Rungra em coreano – justamente o local onde o estádio foi construído. Já “Primeiro de Maio” refere-se à data de inauguração, 1º de maio de 1989, Dia do Trabalhador.
Qual a capacidade do Estádio Rungrado Primeiro de Maio?
A capacidade oficial atual é de 114 mil pessoas nas arquibancadas. Esse é o número geralmente usado para rankings e registros. No entanto, existem números não-oficiais que apontam que ele poderia comportar até 150 mil pessoas.

Deixe um comentário