Ruben Amorim não é mais treinador do Manchester United

Demissão veio após o treinador criticar a diretoria em entrevista.

O Manchester United anunciou nesta segunda-feira (5) que o português Ruben Amorim não faz mais parte do clube. Os resultados e o futebol jogado já não agradavam a diretoria e a gota d’água para sua demissão foi sua crítica ao diretor de futebol Jason Wilcox, em coletiva dada na última semana. Amorim revelou estar insatisfeito com a falta de participação nas contratações do time, e que estaria sendo apenas um treinador, e não um “manager”.

Ruben Amorim em coletiva de imprensa.
Foto: Imago

Ruben Amorim foi contratado pelo Manchester United em novembro de 2024, após se destacar no comando do Sporting, de Portugal. Pelo Sporting, Amorim venceu duas ligas, duas copas e uma supercopa. Também foi responsável pelo desenvolvimento de Gyokeres, hoje no Arsenal. Pelo United, o treinador disputou 63 partidas, venceu 25 e perdeu 23, encerrando sua passagem sem títulos conquistados.

A crise de treinadores no clube inglês

Desde a saída de Alex Ferguson, em 2013, diversos treinadores renomados passaram pelo Manchester United, mas nenhum conseguiu dar continuidade ao legado do escocês. Nos últimos 13 anos passaram pelo clube:

  • David Moyes (2013-2014)
  • Ryan Giggs (2014)
  • Van Gaal (2014-2016)
  • José Mourinho (2016-2018)
  • Solskjaer (2018-2021)
  • Rangnick (2021-2022)
  • Ten Hag (2022-2024)
  • Ruben Amorim (2024-2026)

Entretanto, os únicos títulos relevantes que o clube conquistou foram: duas copas inglesas (2015/16 e 2023/24) e uma Europa League (2016/17).

E o problema não é só com os comandantes, de lá pra cá, passaram pelo clube diversas estrelas do futebol mundial que não conseguiram render, como Ibrahimovic, Cristiano Ronaldo, Pogba, Rashford e Casemiro. A má gestão dos donos do clube fez com que um dos maiores clubes da Europa parasse no tempo e se tornasse um cemitério de treinadores e jogadores.

Cristiano Ronaldo em sua segunda passagem pelo clube.
Foto: Oli SCARFF / AFP

Expectativas para o resto da temporada

Darren Fletcher, treinador do Sub-18, comandará o Manchester United de forma interina enquanto o clube procura por outro treinador. Para a segunda metade da temporada, o clube ainda tem todo o segundo turno da Premier Leaguena qual se encontra em sexto lugar com 31 pontos – para disputar. Nas competições de mata mata, o United foi eliminado da copa da liga para o Grimsby, e disputa apenas a FA Cup, e enfrenta o Brighton na terceira rodada da competição.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *