Tag: Futebol brasileiro

  • Brasileirão 2025: Veja quem se classificou para a Libertadores e Sul-Americana, além de quem caiu para a Série B

    Brasileirão 2025: Veja quem se classificou para a Libertadores e Sul-Americana, além de quem caiu para a Série B

    Vai deixar saudades! A Série A do Campeonato Brasileiro chegou ao fim neste domingo (07/12), e o Flamengo garantiu o título de campeão com uma rodada de antecedência. Porém, as emoções permanecerão até a última rodada com as brigas para se livrarem do rebaixamento, vagas para a Libertadores e Copa Sul-Americana.

    É claro que as distribuições das vagas para as competições continentais podem ser alteradas, conforme o resultado do título da Copa do Brasil.

    Com o fim do Brasileirão, seis clubes acompanharão o Flamengo e se garantirão na Libertadores em 2026, com a possibilidade de abrir mais uma vaga na tabela, caso o título fique com o Cruzeiro ou Fluminense, que já estão garantidos na fase de grupos da competição continental.

    Ainda pensando em “hablar español”, outros seis clubes brasileiros se garantiram na Copa Sul-Americana e novamente no mesmo esquema, aguardando a definição da Copa do Brasil para ver se um novo clube será felicitado com uma vaga, já que atualmente, classificam-se do oitavo ao 13º, mas pode ser que o 14º lugar seja beneficiado.

    Finalizando as disputas, foram definidos os dois clubes que seguraram nas mãos de Sport e Juventude para trilharem o caminho da Série B em 2026.

    Confira abaixo como ficou as definições

    Classificados para a Libertadores

    • 1º Flamengo (campeão)
    • 2º Palmeiras (fase de grupos)
    • 3° Cruzeiro (fase de grupos)
    • 4º Mirassol (fase de grupos)
    • 5º Fluminense (fase de grupos)
    • 6º Botafogo (pré-Libertadores)
    • 7º Bahia (pré-Libertadores)

    Classificados para a Sul-Americana

    • 8º São Paulo
    • 9º Grêmio
    • 10º Bragantino
    • 11º Atlético-MG
    • 12º Santos
    • 13º Corinthians
    • 14° Vasco

    Rebaixados

    • 17º Ceará
    • 18º Fortaleza
    • 19º Juventude
    • 20º Sport

    Vitória e Internacional conseguiram se livrarem do rebaixamento e terminaram em 15º e 16º respectivamente, mas não se classificaram para nenhuma competição continental na próxima temporada.

    Copa do Brasil pode mexer nos classificados

    As semifinais da competição nacional entre Cruzeiro x Corinthians e Vasco x Fluminense ainda serão disputadas, iniciando os confrontos nesta próxima quarta e quinta-feira respectivamente. Já os jogos de ida e volta da decisão ocorrerão em 17 e 21 de dezembro.

  • Flamengo define programação para a disputa do Intercontinental e fretou avião executivo para a viagem

    Flamengo define programação para a disputa do Intercontinental e fretou avião executivo para a viagem

    Campeão da Libertadores 2025, o Flamengo irá disputar a Copa Intercontinental na próxima semana, disputada no Catar. O primeiro jogo do time carioca será na quarta-feira (10/12), diante do Cruz Azul, do México e por este motivo, Filipe Luís e seus comandados viajarão na tarde deste sábado, para desembarcar no país asiático no início da tarde do domingo.

    Para a viagem, o Flamengo fretou uma aeronave apenas com assentos executivos, sempre pensando no conforto dos atletas pelo longo tempo de viagem. Cerca de 100 pessoas farão parte da delegação, entre eles atletas, comissão técnica e funcionários.

    Diferente do acontecido na Libertadores, não haverá nenhum voo fretado destinado aos familiares e amigos dos atletas, ficando de fora até membros da diretoria.

    Por conta da duração da viagem, haverá uma parada para abastecer a aeronave. O local escolhido pelo time rubro-negro foi a cidade de Acra, capital de Gana. Do Rio de Janeiro até lá serão cerca de sete horas de viagem, praticamente o mesmo tempo até chegar no Catar. É estimado que no total, o Flamengo terá uma viagem de até 15h de voo, além das duas horas para o abastecimento.

    É previsto que o técnico Filipe Luís realize um treinamento na noite do domingo e nas tardes de segunda e terça, no centro de treinamento Al Ersal. O local fica a aproximadamente 12 quilômetros do hotel escolhido para a concentração. Foi no mesmo CT, que a Croácia treinou durante a Copa do Mundo de 2022, ajudando na eliminação do Brasil na época. Outro fator importante é que o CT também recebeu a Seleção Brasileira Sub-17 em outubro deste ano, onde treinaram para a disputa do Mundial.

    O Flamengo enfrentará o Cruz Azul na quarta-feira (10) e precisará vencer para avançar para a próxima fase, onde enfrentará o Pyramids, do Egito, já no sábado (13). Caso avance até a grande final, terá pela frente a pedreira do Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions League. Todos os jogos serão disputados no Estádio Ahmad bi Ali, às 14h (horário de Brasília).

  • Internacional: Saiba todos os cenários para o Colorado se livrar do rebaixamento

    Internacional: Saiba todos os cenários para o Colorado se livrar do rebaixamento

    Diferente das expectativas do início do ano, o Internacional chega à última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro vivendo um cenário bastante difícil. O que era para ser uma briga na parte de cima da tabela, transformou-se em uma luta desesperada para sair da zona de rebaixamento e, consequentemente, se livrar da segunda queda de sua gloriosa estreia.

    Na última quarta-feira (03), o Colorado perdeu por 3 a 0 para o São Paulo, na Vila Belmiro, na reestreia de Abel Braga no comando do time. Com mais derrota, este foi o terceiro jogo do Inter sem vencer na competição nacional.

    Agora, o Internacional irá para o tudo ou nada no domingo (07/12), pela 38ª e última rodada do Brasileirão em 2025, onde enfrentará o Red Bull Bragantino, no Beira-Rio às 16h (horário de Brasília). Como não depende apenas de si, o Colorado ainda secará quatro rivais na rodada.

    O que precisa acontecer para o Inter não cair?

    Atualmente ocupando a 18ª posição da classificação com 41 pontos, o Internacional disputa posições contra: Vitória (42), Fortaleza (43), Ceará (43) e Santos (44). Todos estes times buscando se livrar das duas vagas restantes na zona de degola.

    Caso o Colorado não vença o jogo ou apenas empate, o rebaixamento será confirmado automaticamente, não precisando de qualquer outro resultado.

    Já em caso de vitória, o Colorado subiria para 44 pontos, mas dependeria de uma combinação de resultados para se livrar da queda. Confira todos os cenários prováveis para o Colocado se livrar do Z4 na última rodada

    • Vitória x São Paulo

    O Leão da Barra precisará empatar ou perder para o time paulista.

    • Botafogo x Fortaleza

    Apenas uma vitória do time carioca importa. Em caso de empate, Fortaleza e Inter teria os mesmos números de vitórias e pontos. Para permanecer na Série A, a equipe de Abel Braga precisaria vencer seu confronto por pelo menos três gols de diferença, para ter um saldo de gols superior ao do Leão do Picí.

    • Ceará x Palmeiras

    Mesmo jogando em casa, o Vozão precisa perder. Em caso de empate, o Inter precisaria golear por 11 ou mais gols, algo improvável de acontecer.

    • Santos x Cruzeiro

    O Peixe precisaria perder o time mineiro, além do Inter tirar uma diferença no saldo de gols de sete.

    Com todos os cenários possíveis, a torcida colorada precisa torcer para que Vitória e Fortaleza não pontuem na última rodada para o Internacional se livrar do rebaixamento e se manter na elite do futebol brasileiro em 2026.

  • A origem e influência das grandes torcidas brasileiras.

    A origem e influência das grandes torcidas brasileiras.

    Coração do futebol brasileiro, fazendo as arquibancadas pulsarem em uma só voz, as grandes torcidas brasileiras tornaram-se essenciais para a identidade dos clubes e até hoje, misturando paixão, política e até cultura em um sentimento de pertencimento único.

    Surgidas de movimentos espontâneos, que mais tardes formariam algumas organizadas, as torcidas transformaram-se em potências, definindo muito o que são até hoje: a alma do futebol nacional.

    O Portal Camisa12 vai te contar a origem e a influência das granes torcidas no cenário nacional.

    Origem

    As primeiras grandes torcidas do Brasil começaram a ser moldadas na década de 1940, a partir do crescimento urbano e da estabilização do futebol como principal manifestação cultural do país.

    Iniciando sua conquista de massa de seguidores onde grupos específicos como operários, imigrantes ou setores populares tentavam se consolidar nas estruturas nacionais e até conquistarem sucesso logo cedo.

    O rádio ajudou na ampliação destes movimentos ao transformarem clubes regionais em fenômenos brasileiros, permitindo que milhões de pessoas acompanhassem seus times mesmo sem estar presentes nos estádios. Logo em seguida, ocorreu a expansão da televisão entre os anos 1970 e 1990 nacionalizou ainda mais determinadas torcidas, especialmente as de clubes transmitidos com maior frequência, como Flamengo, Corinthians e outros que já possuíam grande apelo.

    Mas foi a partir dos anos 2000, com a chegada da internet e a potencialização das redes sociais que o crescimento dos números aconteceu de maneira considerável. Tendo como as mais engajadas e capazes de expandir sua influência para além das fronteiras dos estados e até mesmo do país, destacam-se torcidas como: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Bahia e Sport Recife.

    Este processo de consolidação envolveu sucessos esportivos marcantes, vínculos identitários fortes com suas regiões e a criação de narrativas simbólicas que aproximaram o torcedor do clube.

    Moldadas pelas identidades regionais e nacionais, inspirando músicas, expressões e símbolos culturais, além de participarem ativamente de debates sociais e políticos, especialmente por meio de torcidas organizadas que, em determinados contextos, atuam como movimentos sociais, mas não são afetados apenas nesses quesitos.

    No campo econômico, o tamanho das torcidas afeta diretamente receitas de televisão, venda de produtos oficiais, acordos comerciais e até a capacidade dos clubes de manter elencos competitivos. A grande presença nos estádio pressionando diretamente dirigentes, influenciando decisões internas e criando atmosferas inesquecíveis são algo que auxiliam no desempenho esportivo.

    Torcidas brasileiras que ganham destaque nacionais

    • Flamengo – Dono da maior torcida do Brasil, o popular clube carioca popularizou-se entre os torcedores com o rádio, passando logo depois para o massivo alcance da TV.
    • Corinthians – Segundo clube com a maior torcida do país, sua identidade com à classe trabalhadora, consolidou sua imagem por conta do Movimento Democracia Corinthiana, ganhando um grande engajamento social.
    • São Paulo – Seu grande crescimento no cenário nacional aconteceu por conta das suas grandes conquistas dentro e fora do Brasil, especialmente com os títulos mundiais na década de 1990.
    • Palmeiras – Por ser uma equipe formada com raízes italianas, seu crescimento não apenas aconteceu por conta da imigração, mas também pelo ressurgimento de títulos importantes nos últimos anos.
    • Atlético-MG e Cruzeiro – Podemos falar que a forte polarização local e o desafeto entre os clubes, ultrapassaram não apenas as paredes dos estádios, como até mesmo o estado de Minas Gerais. Claro que os títulos recentes também fazem parte desse aumento de engajamento.
    • Grêmio e Internacional – Com as identidades regionais muito sólidas, os gigantes do Rio Grande do Sul também são potências nacionais quando o quesito é arrastar multidões no país. Suas grandes conquistas são responsáveis pelo aumento de popularidade em todo o Brasil.
    • Bahia e Sport – Donos das maiores torcidas do Nordeste, o crescimento das equipes no futebol brasileiro, principalmente por conta da era digital, são os reais motivos para a expansão dos clubes no cenário nacional.

    Influência no país

    Cultura e identidade

    As torcidas transformam o futebol em um grande espetáculo, com cânticos caindo no gosto popular, símbolos e cores encontrados no cotidiano da população, além de influenciar na mídia.

    Política

    Por muitas vezes, as torcidas organizadas participam ativamente de movimentos sociais, influenciando massivamente nas votações internas, políticas e em debates.

    Economia

    Equipes brasileiras que possuem grandes torcidas e até bons desempenhos, ganham maiores receitas de TV, além de venderem de forma massiva produtos licenciados e um poder comercial superior.

    Mídias

    Narrativas criadas para gerarem engajamento, reforçando as rivalidades, ajudam na construção de heróis e conquistam mais pessoas ao redor do país.

    A origem das grandes torcidas brasileiras se entrelaça com a própria história do país, e sua influência permanece sendo um ponto central para entender não apenas o futebol, mas também a cultura e a sociedade brasileiras.

  • Ranking de títulos internacionais dos clubes brasileiros; veja a lista completa

    Ranking de títulos internacionais dos clubes brasileiros; veja a lista completa

    Com a conquista da Libertadores no último sábado (29/11), o Flamengo conquistou mais um título internacional, o oitavo na história do clube. Com isso, o clube carioca subiu no ranking das equipes brasileiras com mais taças em torneios internacionais.

    De acordo com o levantamento do Gato Mestre, considerando os títulos reconhecidos pela FIFA ou pela Conmebol: Mundial, Libertadores, Sul-Americana e Recopa, além de outros torneios ainda sendo disputados, e Supercopa da Libertadores, Copa Conmebol, Copa Master da Supercopa, Copa Master Conmebol, Copa Ouro Nicolás Leoz, Copa Mercosul, Supercopa de Campeões Intercontinentais e o Campeonato Sul-Americano de Campeões.

    O São Paulo lidera a lista, com 12 taças. Já o Flamengo em breve, mais dois torneios internacionais para disputar: a Copa Intercontinental, ainda este mês, e a Recopa Sul-Americana, no início de 2026.

    Confira o ranking completo de clubes brasileiros que já venceram torneio internacionais e quais as suas conquistas:

    São Paulo (12)

    • Libertadores: 3 (1992, 1993 e 2005)
    • Sul-Americana: 1 (2012)
    • Mundial: 3 (1992, 1993 e 2005)
    • Supercopa da Libertadores: 1 (1993)
    • Copa Conmebol: 1 (1994)
    • Copa Master Conmebol: 1 (1996)
    • Recopa Sul-Americana: 2 (1993 e 1994)

    Santos: 8

    • Libertadores: 3 (1962, 1963 e 2011)
    • Mundial: 2 (1962 e 1963)
    • Copa Conmebol: 1 (1998)
    • Recopa Sul-Americana: 1 (2012)
    • Supercopa de Campeões Intercontinentais: 1 (1968)

    Flamengo: 8

    • Libertadores: 4 (1981, 2019, 2022 e 2025)
    • Mundial: 1 (1981)
    • Recopa Sul-Americana: 1 (2020)
    • Copa Ouro Nicolás Leoz: 1 (1996)
    • Copa Mercosul: 1 (1999)

    Cruzeiro: 7

    • Libertadores: 2 (1976 e 1997)
    • Recopa Sul-Americana: 1 (1998)
    • Supercopa da Libertadores: 2 (1991 e 1992)
    • Copa Master Supercopa: 1 (1994)
    • Copa Ouro Nicolas Leóz: 1 (1995)

    Internacional: 6

    • Libertadores: 2 (2006 e 2010)
    • Sul-Americana: 1 (2008)
    • Mundial: 1 (2006)
    • Recopa Sul-Americana: 2 (2007 e 2011)

    Grêmio: 6

    • Libertadores: 3 (1983, 1995 e 2017)
    • Mundial: 1 (1983)
    • Recopa Sul-Americana: 2 (1996 e 2018)

    Palmeiras: 5

    • Libertadores: 3 (1999, 2020 e 2021)
    • Recopa Sul-Americana: 1 (2022)
    • Copa Mercosul: 1 (1998)

    Corinthians: 4

    • Libertadores: 1 (2012)
    • Mundial: 2 (2000 e 2012)
    • Recopa Sul-Americana: 1 (2013)

    Atlético-MG: 4

    • Libertadores: 1 (2013)
    • Copa Conmebol: 2 (1992 e 1997)
    • Recopa Sul-Americana: 1 (2014)

    Vasco: 3

    • Libertadores: 1 (1998)
    • Copa Mercosul: 1 (2000)
    • Sul-Americano de Campeões: 1 (1948)

    Athletico-PR: 2

    • Copa Sul-Americana: 2 (2018 e 2021)

    Botafogo: 2

    • Libertadores: 1 (2024)
    • Copa Conmebol: 1 (1993)

    Fluminense: 2

    • Libertadores: 1 (2023)
    • Recopa Sul-Americana: 1 (2024)

    Chapecoense: 1

    • Copa Sul-Americana: 1 (2016)
  • Libertadores 2026: Exigências que o Mirassol precisa cumprir para disputar a competição

    Libertadores 2026: Exigências que o Mirassol precisa cumprir para disputar a competição

    A um passo de conseguir uma vaga na fase de grupos da Conmebol Libertadores de 2026, o Mirassol trabalha incansavelmente para cumprir as exigências da Conmebol para disputar pela primeira vez uma competição internacional.

    O clube do interior paulista precisará se adequar as exigências da Conmebol, regras essas que são adotadas por todos os times que disputam a principal competição continental da América do Sul, mas algumas medidas já estão em andamento.

    Restando mais três rodadas para o fim da atual temporada da Série A do Campeonato Brasileiro, o estafe do Leão Caipira segue mantendo discurso que o foco permanece sendo na competição nacional. Contudo nos bastidores, o Mirassol já iniciou o planejamento para 2026, principalmente na nova competição que terá pela frente, que promete ser difícil.

    Confira agora as exigências que o clube paulista está cumprindo para disputar a Libertadores do próximo ano.

    Estádio – Com capacidade para receber aproximadamente 15 mil torcedores, o Maião está totalmente apto para jogos de uma possível pré-Libertadores e ate à uma fase de grupos. A entidade exige no mínimo para as fases citadas locais que recebem entre 7,5 mil a 10 torcedores.

    Porém, um problema pode ocorrer em caso de uma possível classificação para a fase mata-mata. Para disputar as oitavas e quartas de final da competição continental, é necessário no mínimo um local que receba 20 mil torcedores. Em uma eventual semifinal, precisará de um local de 30 mil pessoas. Mas nada impede que o Mirassol dispute seus jogos em outros estádios próximos.

    Time feminino – Exigência formal da Conmebol, todos os clubes que disputarem a Libertadores ou até mesmo a Sul-Americana, precisam manter ou se associar à uma equipe feminina ativa. Por cona desta determinação, o Mirassol criará um time do zero para 2026.

    Aeroporto próximo do estádio – Outra exigência da Conmebol, mas sendo mais difícil de ser atendida, já que é obrigatório ter um aeroporto internacional em um raio de 150 quilometro do estádio em que serão realizados os jogos.

    Porém, está pendencia já está sendo providenciada pelo clube, já que o Aeroporto Eribelto Manoel Reino, em São José do Rio Preto, é localizado a aproximadamente 15 quilômetros de Mirassol, iniciando seu processo de internacionalização.

  • Camisa de torcida organizada feminina: representatividade nas arquibancadas

    Camisa de torcida organizada feminina: representatividade nas arquibancadas

    Apesar de o esporte ser historicamente associado ao sexo masculino, o futebol tem contado cada vez mais com a presença feminina, tanto em campo quanto, principalmente, nas arquibancadas. Esse movimento mostra que o amor pelo clube do coração não deve ser medido pelo gênero.

    Ocupando cada vez mais espaço, as mulheres agora são vistas de forma constante em movimentos de torcedores, muitas vezes liderando cantos, segurando bandeirões e participando ativamente das torcidas organizadas, reivindicando o respeito e o reconhecimento que merecem.

    O Portal Camisa12 vai falar mais sobre esse tema e discutir a representatividade feminina nesse meio, algo essencial para compreendermos as mudanças culturais que ocorrem não apenas no futebol, mas em toda a sociedade.

    História

    Durante muito tempo, o futebol foi tratado como um território criado exclusivamente para os homens. As mulheres que frequentavam os estádios eram vistas como acompanhantes ou, até mesmo, como exceções que “curtiam pessoas do mesmo sexo”. Foi apenas a partir dos anos 2000 que esse cenário começou a mudar, trazendo transformações significativas para o público feminino que apreciava a modalidade.

    Os estádios tornaram-se mais acessíveis e seguros, e a presença feminina passou a ganhar maior visibilidade na mídia esportiva. Com isso, o número de torcedoras cresceu rapidamente, e as próprias torcidas organizadas começaram a criar núcleos e frentes específicos para mulheres.

    Muito além do papel de espectadoras, hoje a presença feminina nas arquibancadas tornou-se notável, tanto em jogos de clubes quanto nas partidas da seleção, incluindo a seleção feminina, onde o ambiente costuma ser especialmente acolhedor.

    Atualmente, as mulheres têm assumido papéis de destaque em coletivos e movimentos de torcedoras que lutam contra o machismo, promovem campanhas contra o assédio e buscam tornar os estádios espaços mais seguros, diversos e plurais.

    O começo das torcidas femininas no Brasil

    As primeiras presenças estruturadas de mulheres em torcidas organizadas surgiram ainda nas décadas de 1970 e 1980, quando algumas das principais torcidas do país criaram alas ou departamentos femininos. Esses grupos eram, inicialmente, dedicados à confecção de faixas, à organização de festas e atividades internas, mas, pouco a pouco, passaram a marcar presença mais ativa nas arquibancadas.

    • Ala Feminina da Gaviões da Fiel
      Formada no fim dos anos 1970 e fortalecida ao longo dos anos 1980, é uma das primeiras alas femininas oficialmente registradas dentro de uma torcida organizada, com grande relevância no cenário nacional.
    • Departamento Feminino da Mancha Verde
      Assim como os rivais, a Mancha Verde possui registros desde os anos 1980 de um departamento feminino que reunia torcedoras tanto para atividades internas quanto para presença nos estádios.
    • Ala Feminina da Torcida Jovem do Santos
      Há relatos da existência dessa ala desde os anos 1980, com participação ativa em caravanas, eventos e ações da torcida.
    • Fla-Mulher
      Embora não tenha sido uma torcida independente, o Fla-Mulher foi um movimento de torcedoras que ganhou força na década de 1980 dentro das torcidas rubro-negras, e é frequentemente citado como um dos primeiros grupos femininos do país.

    A partir dos anos 1990, começaram a surgir as primeiras torcidas femininas independentes, grupos criados por mulheres e para mulheres. Os registros apontam o surgimento desse formato em clubes como Cruzeiro, Grêmio, Internacional e Bahia, embora ainda haja pouca documentação oficial para confirmar todos os dados com precisão.

    Representatividade e o feminino nas torcidas organizadas

    A presença feminina nas torcidas organizadas avançou de forma significativa nas últimas décadas, embora ainda enfrente barreiras estruturais. Durante muito tempo, esses espaços foram marcados por uma lógica predominantemente masculina, com práticas, discursos e dinâmicas internas que reforçavam a ideia de que a mulher era coadjuvante ou responsável apenas por funções periféricas, como produção de materiais, organização de eventos sociais ou vendas internas. No entanto, esse cenário tem mudado, impulsionado pelo aumento da participação feminina nos estádios e na vida política dos clubes.

    Atualmente, muitas torcedoras ocupam posições de liderança dentro das organizadas: coordenam caravanas, tomam decisões administrativas, organizam ações sociais e assumem papéis de porta-voz. O surgimento de alas e coletivos femininos dentro das próprias torcidas e, mais recentemente, de grupos independentes formados exclusivamente por mulheres, fortaleceu a ideia de que elas não apenas pertencem a esses espaços, mas também têm capacidade de transformá-los e torná-los mais inclusivos. Esses coletivos atuam tanto na defesa das mulheres contra o assédio e a violência nas arquibancadas quanto na valorização do papel feminino na cultura futebolística.

    O protagonismo feminino também se reflete em uma mudança de discurso e de estética das torcidas. As mulheres ampliaram sua presença em atividades antes vistas como exclusivamente masculinas, como bateria, bandeirões, organização de mosaicos, liderança de cantos e articulação política com os clubes e outras torcidas. Além disso, o aumento da participação feminina tem contribuído para debates internos sobre machismo, homofobia e violência, temas estes, que antes eram frequentemente ignorados ou silenciados no universo das organizadas.

    Hoje em dia, as arquibancadas deixam de ser apenas território masculino: nelas, cada canto e cada bandeira carregam também a força de milhares de mulheres que torcem, lideram e transformam o futebol brasileiro. Promovendo a diversidade e a inclusão, o reconhecimento definido para as mulheres dando-as espaço e voz nas torcidas, as organizações fomentam um ambiente mais acolhedor e menos discriminatório, onde a paixão pelo time é compartilhada sem distinção de gênero.

  • Em seu primeiro ano na Série A, Mirassol se classifica para a Libertadores 2026

    Em seu primeiro ano na Série A, Mirassol se classifica para a Libertadores 2026

    Em sua primeira participação na elite do futebol brasileiro, o Mirassol fez história e conseguiu se classificar para a Libertadores de 2026. A confirmação da vaga veio nesta quinta-feira (20/11), após a derrota do São Paulo para o Corinthians, fazendo com que o Leão Caipira não conseguisse ser mais alcançado por nenhuma equipe fora do G-7.

    O Mirassol que havia empatado com o Santos nesta última quarta (19) em 1 a 1, chegou a histórica marca dos 60 pontos, totalizando 14 a mais que o oitavo colocado na tabela, sendo este o São Paulo, restando apenas agora 12 pontos em disputa, conquistando sua vaga na competição continental com três rodadas de antecedência.

    Time centenário que disputa a Série A do Brasileirão pela primeira vez em sua história, o Leão se garante ao menos nas fases preliminares da Libertadores, mas segue encaminhando para uma vaga diretamente na fase de grupos do torneio continental.

    O clube paulista tem como principal objetivo ficar no G-5 do campeonato nacional, indo diretamente para a fase de grupos. Caso a meta seja alcançada, a diretoria distribuirá um bônus de R$ 7,5 milhões para o elenco e comissão técnica.

    Para se aproximar cada vez mais dos seus planos, o Mirassol retorna a campo nesta próxima segunda-feira (24/11), quando enfrentará o Ceará, no Estádio Maião, às 19h (horário de Brasília).

  • Brasil pode ter nove times disputando a Libertadores em 2026; entenda

    Brasil pode ter nove times disputando a Libertadores em 2026; entenda

    A final da Conmebol Libertadores deste ano novamente será brasileira e com isto, o Brasil poderá voltar a ter nove equipes na fase de grupos da principal competição continental da América do Sul em 2026. Como Palmeiras e Flamengo irão decidir o título do torneio, uma das equipes que ocupam atualmente as primeiras posições da tabela do Brasileirão, já garantiram sua vaga de forma antecipada.

    Com Palmeiras e Flamengo ocupando a primeira e segunda posição da tabela do campeonato nacional respectivamente, o grupo que garante vagas para a Libertadores agora tornou-se um G-7. Atualmente, o Botafogo é quem ocupa a última posição para classificar-se para o torneio continental.

    O Brasil tem sido representado por sete equipes na Libertadores desde 2017, sendo seis vagas pelo Brasileirão e uma destinada ao vencedor da Copa do Brasil.

    Desta maneira, caso o Atlético-MG consiga derrotar o Lanús na final da Copa Sul-Americana 2025, o Brasil voltará a ter nove times representantes na disputa da Liberta no próximo ano. A decisão entre Galo e o time argentino acontecerá no dia 22 de novembro, em Assunção, uma semana antes da final entre Palmeiras e Flamengo.

    A única vez em que o país teve nove clubes participando da Libertadores foi na edição de 2022. Confira abaixo como foi distribuída as vagas;

    • Palmeiras (campeão da Libertadores 2021)
    • Athletico-PR (campeão da Sul-Americana 2021)
    • Atlético-MG (campeão do Brasileirão e Copa do Brasil 2021)
    • Flamengo (vice-campeão do Brasileirão 2021)
    • Fortaleza (quarto colocado do Brasileirão 2021)
    • Corinthians (quinto colocado do Brasileirão 2021)
    • Bragantino (sexto colocado do Brasileirão 2021)
    • Fluminense (sétimo colocado do Brasileirão 2021)
    • América-MG (oitavo colocado do Brasileirão 2021)
  • Justiça recusa queixa-crime de Leila Pereira contra Dudu

    Justiça recusa queixa-crime de Leila Pereira contra Dudu

    O juiz Luís Augusto Barreto Fonseca, da 8ª Vara Criminal de Belo Horizonte, negou nesta última sexta-feira (14/11) a queixa-crime apresentada por Leila Pereira, presidente do Palmeiras, contra o atacante do Atlético-MG, Dudu.

    De acordo com o site Itatiaia, a mandatária do clube alviverde apresentou queixa contra o ex-jogador do Palmeiras, após ele rebater suas declarações por meio de suas redes sociais, com a seguinte postagem.

    “O caminhão estava pesado e mandaram eu sair pelas portas do fundo!!!. Minha história foi gigante e sincera, diferente da sua senhora Leila Pereira (chegando a marcar o perfil da presidente). Me esquece. VTNC”, publicou Dudu.

    Na setença, o juiz salientou que a situação tratou-se de uma provocação mútua.

    “A expressão “VTNC” conforme interpretado pela querelante constitui expressão chula e vulgar, mas, no contexto do debate digital, revela-se um mero desabafo de raiva ou desprezo, desprovido de conteúdo substantivo que ataque a dignidade ou o decoro da pessoa. Não configura elemento ou atribuição de qualidade negativa que atinja a honra subjetiva”, publicou o juiz.

    O magistrado ainda negou a inclusão da União Brasileira de Mulheres como interessada na queixa-crime prestada por Leila.

    “Não consta nas declarações constantes na inicial qualquer indicativo de menosprezo ou discriminação à condição de mulher que justifique a intervenção de terceiros neste momento processual.”

    Na Justiça Desportiva, Dudu foi considerado culpado e punido com seis jogos de suspensão, além de pagar uma multa de R$ 90 mil pelas ofensas destinadas a presidente do Verdão, Leila Pereira.