O meia-atacante Neymar vive momento tenso na Santos e suas críticas públicas agitaram o vestiário, enquanto o clube se prepara para encarar o rival Palmeiras em duelo decisivo para fugir da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Companheiros e dirigentes do clube costeiro relataram insatisfação com a postura do camisa 10, que segundo relatos “expos seus colegas ao ridículo” na derrota contra o Flamengo, em vez de assumir o papel de liderança, segundo apuração do ge.
O entendimento é que, no momento em que o Peixe briga para permanecer na Primeira Divisão, a instabilidade causada por desentendimentos públicos pode tornar-se fator agravante.
Neymar vai ser punido pelo Santos?
Apesar da turbulência, a direção descartou punição ao astro. O foco institucional é manter o alinhamento interno e evitar que o conflito se repita à porta de um clássico paulista.
O Verdão, que vive situação oposta, briga pela liderança do Brasileirão e embalado por atuações fortes. O confronto assume caráter de jogo de “seis pontos” para o Santos – vencer ou ao menos pontuar vira obrigação para não agravar a crise.
Santos x Palmeiras
Próximo jogo do Santos:
Data: 15 de novembro de 2025.
Hora: 21h00 (horário de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro Série A
Local: Vila Belmiro (presumido)
Neymar em treino do Santos – Foto: Raul Baretta/Santos
Neste último domingo, uma atitude de Neymar durante o jogo do Santos contra o Flamengo viralizou nas redes sociais. Ainda no primeiro tempo da partida disputada no Maracanã, o atacante se revoltou com a arbitragem e após reclamar, levou um cartão amarelo.
O lance aconteceu aos 6 minutos, quando o “Menino da Vila” levou a pior durante uma divida com Erick Pulgar, mas o árbitro simplesmente ignorou a situação e não marcou falta no lance.
Ao reclamar do lance para o árbitro Savio Pereira Sampaio, Neymar socou o chão e gritou diretamente sobre sua insatisfação. Mesmo não levando um cartão amarelo nesta jogada, o camisa 10 do Peixe foi punido por reclamar novamente com a arbitragem, ainda no primeiro tempo.
Durante uma entrevista do intervalo, Neymar demonstrou sua indignação com a arbitragem, chamando o árbitro Savio Pereira Sampaio de “arrogante”, além de ser ameaçado.
“O árbitro é muito ruim. Além de ser ruim, todo respeito, é arrogante. Essa é a palavra. Todas as vezes que vão no vestiário dizem que o capitão é quem pode falar. Quando vamos falar, ele dá as costas e sai correndo. Quando eu falo com ele, ele te ameaça. É complicado. Tomei amarelo porque ele me ameaçou. Falou: ‘Se chegar perto de mim, vou te dar o amarelo’. Eu disse: ‘Não posso falar com você?’”, revelou Neymar.
“Na minha opinião tinha sido falta no Brazão, e não gerava escanteio, gol dos caras. A arbitragem no Brasil vem errando mundo. Tem que ver isso. A arrogância do árbitro hoje, que nem sei o nome, é horrível”, finalizou.
A atuação de Neymar no jogo entre Flamengo e Santos ficou marcado apenas pelas reclamações do jogador, não alterando muita coisa no jogo. Contudo, o jogo foi bastante animado, terminando com a vitória do time carioca sobre o Peixe por 3 a 2.
A derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, na última quinta-feira (6), colocou o Santos em situação ainda mais delicada no Brasileirão Série A 2025 e acendeu um alerta sobre o futuro de Neymar.
Nos bastidores, a diretoria já admite que a permanência do astro em 2026 depende diretamente da luta contra o rebaixamento.
Neymar em treino no CT Reo Pelé – Foto: Raul Baretta/Santos
Neymar vai ficar no Santos em 2026?
Segundo a apuração da ESPN, dirigentes e pessoas próximas ao atleta avaliam que os últimos jogos do ano serão determinantes.
Caso o Santos consiga se manter na Primeira Divisão, a tendência é de renovação e continuidade natural do camisa 10 no clube.
No entanto, se o temido rebaixamento para a Série B 2026 se concretizar, o cenário para o jogador muda completamente.
Diretoria vê permanência como “inviável” na Série B
A cúpula santista considera que seria impossível, em termos financeiros, manter o craque em uma eventual Segundona.
A principal preocupação é a queda brusca de receitas, algo que impactaria diretamente o orçamento da próxima temporada.
O time não fecharia: patrocínios, direitos de TV e premiações diminuem drasticamente. Por isso, o clube entende que Neymar não deve permanecer caso o rebaixamento seja confirmado.
Situação do Santos no Brasileirão Série A 2025:
Com 33 pontos, o Santos ocupa a 17ª posição e abre o Z4. A reta final é vista como dramática pelo departamento de futebol.
A equipe volta a campo neste domingo (09/11), no Maracanã, para enfrentar o vice-líder Flamengo, às 18h30 (horário de Brasília).
Para a partida, Vojvoda conta novamente com o camisa 10 à disposição. O camisa 10 treinou normalmente durante a semana e retorna após ter sido poupado no clássico contra o Verdão.
Apesar de ter participado do treino, no CT Rei Pelé, Neymar não deve ser relacionado para o clássico no Allianz Parque.
A comissão técnica e o estafe do camisa 10 ainda demonstram preocupação com o gramado sintético, avaliando que o risco de desgaste ou nova lesão não compensa neste momento.
Por isso, o craque fica sendo preparado para retornar no jogo contra o Flamengo, no domingo (09/11), no Maracanã.
Neymar avança na recuperação, mas preservação segue como prioridade
Apesar do retorno contra o Fortaleza, após 48 dias afastado, o Peixe evita expor dasdisputas intensas nos treinamentos.
Ele tem sido deslocado para o terceiro time – grupo usado para jogadores fora dos planos imediatos e que não participam de enfrentamentos diretos, para minimizar riscos de contato físico.
Provável escalação do Santos contra o Palmeiras
O técnico Juan Pablo Vojvoda precisa ajustar o sistema defensivo. O zagueiro Luan Peres está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, abrindo espaço para o paraguaio Alexis Duarte.
Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Adonís Frías, Alexis Duarte e Souza; João Schmidt, Zé Rafael, Victor Hugo e Rollheiser; Lautaro Díaz e Barreal. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Vojvoda pensativo em treino do Santos – Foto: Raul Baretta/Santos
Ficha completa – Palmeiras x Santos
Competição: Brasileirão Série A 2025 – 32ª rodada.
Estrela pode estar de volta aos gramados após lesão
Após mais de 40 dias afastado dos campos por uma lesão muscular, Neymar deve voltar a jogar pelo Santos neste sábado (1º), contra o Fortaleza, pelo Brasileirão. A decisão surpreendeu até mesmo seu estafe, que havia planejado um retorno mais gradual. O clube confirmou a presença do craque na lista de relacionados para a partida.
O atacante retomou os treinos com bola nesta semana e, apesar do planejamento inicial, foi relacionado antes do previsto. A expectativa da equipe médica era que Neymar voltasse apenas no dia 9, diante do Flamengo, no Maracanã, com 100% de condições físicas.
No entanto, com liberação dos exames médicos e o apoio da diretoria, o jogador iniciou a transição física antecipada. Nesta sexta-feira (31), treinou normalmente com o grupo, convencendo o técnico Juan Pablo Vojvoda de que poderia ser escalado para o duelo.
A decisão do craque foi motivada pela importância da partida, já que o Santos encara o Fortaleza como adversário direto na luta contra o rebaixamento. Neymar pretende atuar por pelo menos 15 minutos, caso o time precise de seu desempenho em campo.
No momento, o Santos ocupa a 16ª posição do Brasileirão, com 32 pontos, apenas um à frente do Vitória, que abre a zona de rebaixamento. O Fortaleza, com 27 pontos, figura na zona da degola. O jogo está marcado para este sábado, às 16h, na Vila Belmiro.
Em participação no podcast Barbacast, o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, comentou se o clube tem negociações pela renovação de Neymar, cujo contrato termina em dezembro deste ano. No entanto, não confirmou e nem descartou o interesse.
“O pensamento, a prioridade, é a Copa do Mundo. A não ser que haja algo diferente. Mas, se tudo seguir normalmente, há possibilidade dessa renovação”, declarou o presidente.
Neymar ainda joga pelo Santos em 2025?
Neymar, que voltou ao Santos em fevereiro, ainda não conseguiu engatar uma sequência de jogos. O craque se recupera de uma lesão muscular de grau 2 no reto femoral da coxa direita.
A recuperação segue sob supervisão do departamento médico, e o técnico Vojvoda aguarda com cautela o retorno do craque aos gramados, que deve ocorrer ainda no mês de novembro.
“Temos que entender que o processo de recuperação da última cirurgia talvez não tenha sido o ideal para um atleta do porte do Neymar”, avaliou o dirigente Marcelo Teixeira.
Neymar em treino na academia – Foto: Instagram/Neymar
Próximos jogos do Santos na Série A 2025:
O alvinegro está na 16ª colocação, ou seja, uma posição fora da zona de rebaixamento. A diferença para o Vitória, primeiro time dentro do Z4, é de apenas um ponto na classificação geral.
03/11 – 20h – Santos x Fortaleza – Vila Belmiro.
06/11 – 21h30 – Palmeiras x Santos – Allianz Parque.
09/11 – 18h30 – Flamengo x Santos – Vila Belmiro.
17/11 – 16h – Santos x Palmeiras – Vila Belmiro (jogo atrasado).
O Santos mantém postura cautelosa quanto ao retorno de Neymar aos gramados. O camisa 10, afastado desde setembro por conta de uma lesão no reto femoral da coxa direita, ainda não foi liberado para treinar com o elenco no CT Rei Pelé.
Ele segue em tratamento intensivo. Inicialmente, a volta do craque estava prevista para o confronto diante do Fortaleza, no dia 3 de novembro, na Vila Belmiro. No entanto, o plano foi adiado.
Neymar em entrevista coletiva no Santos – Foto: Reprodução/Instagram
Segundo apuração da ESPN, a nova projeção do departamento médico e da comissão técnica é que retorne contra o Flamengo, no dia 9 de novembro, no Maracanã, pelo Brasileirão.
Recuperação dentro do planejado
De acordo com informações internas, o atleta vem evoluindo bem na recuperação, mas ainda não retomou os trabalhos.
O jogador sofreu a lesão durante um treino e, desde então, realiza fisioterapia e trabalhos de reforço da musculutarua.
Na atual temporada, Neymar soma seis gols e três assistências em 21 partidas. No Campeonato Brasileiro, foram apenas três gols marcados, desempenho abaixo devido às ausências.
Presente na Vila Belmiro para assistir ao confronto entre Santos e Vitória, Neymar se mostrou indignado com a arbitragem de Rafael Rodrigo Klein (RS), que marcou pênalti de Gabriel Brazão em Renzo López após revisão no árbitro de vídeo (VAR).
Na ocasião, o Alvinegro perdeu para o Rubro-negro baiano e só está fora da zona de rebaixamento do Brasileirão Série A 2025 por causa do critério de desempate (tem um triunfo a mais).
16° Santos – 31 pontos
17° Vitória – 31 pontos
O atacante, afastado por lesão, reagiu nas redes sociais: “Tem que profissionalizar a arbitragem no Brasil pra ontem!”, escreveu.
Neymar cobra profissionalização da arbitragem – Foto: Reprodução/X/Neymar
Polêmica na Vila Belmiro
O lance gerou revolta entre torcedores e jogadores do Peixe foi após a revisão do VAR, conduzida por Emerson de Almeida Ferreira, o árbitro confirmou a penalidade, convertida pelos visitantes.
Ainda lutando para se afastar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série A 2025, o Santos decidiu adotar uma postura de cautela sobre o futuro de Neymar.
Segundo apuração da ESPN, o clube mantém as conversas em “banho-maria” e só deve decidir sobre uma eventual renovação de contrato após avaliar a evolução física do camisa 10.
O vínculo de Neymar com o Peixe termina em 31 de dezembro de 2025, e, embora exista um bom relacionamento entre as partes, a diretoria não tem pressa para definir a situação.
Questões físicas e salário alto pesam
Ainda de acordo com a ESPN, dois fatores principais preocupam: a condição física de Neymar e o alto custo salarial do jogador.
O clube pretende entender se o craque conseguirá ter uma sequência de jogos antes de discutir novos termos contratuais.
Neymar durante treinamento do Santos na Vila Belmiro – Foto: Raul Baretta/Santos
O Peixe valoriza o impacto dentro e fora de campo, mas entende que não é o momento de assumir compromissos de longo prazo sem garantias sobre o desempenho físico do atleta.
Quando anunciou a extensão do contrato até o fim de 2025, em junho, o cenário era outro. O atacante vivia um bom momento técnico e recebia sondagens de clubes europeus.
Agora, com seguidas lesões e perda de ritmo, o jogador de 33 anos depende do clube para retomar a forma e garantir sequência.
Nos bastidores, há a percepção de que o craque precisa mais do Santos do que o contrário, ao menos no momento atual.
Três lesões em menos de um ano
Neymar sofreu, em 19 de setembro, uma lesão no músculo reto femoral da coxa direita – a terceira desde seu retorno ao Santos em janeiro. O departamento médico acredita possa voltar em novembro, mas a reabilitação está sendo com cautela.
Mesmo sem atuar desde então, o camisa 10 soma 21 jogos, com seis gols e três assistências, sendo 17 como titular.
Gostando de futebol ou não, é quase impossível encontrar um brasileiro que não conheça minimamente este nome e o que está relacionado a ele. Neymar Jr., fez sua estreia no futebol profissional aos dezessete anos no seu atual clube, o Santos (para onde retornou recentemente em 2025). Lá, o garoto teve um papel importante na conquista do Campeonato Paulista e da tão sonhada Libertadores após 48 anos de jejum.
Depois de cinco temporadas e números mais que convincentes, a jovem estrela santista ruma à Europa, para se juntar a grandes nomes no Barcelona. Era formado o MSN – que se referia ao invejável trio de ataque formado por Messi, Suaréz e Neymar.
O que se viu naquelas primeiras temporadas foi algo extraordinário. Afinal, aquele menino realmente era tudo aquilo que diziam ser. O reconhecimento e a fama, como todos sabemos, também cresceram exponencialmente à medida que a sua carreira ia deslanchando. Ídolo de um dos maiores clubes do mundo, ídolo inegável da Seleção Brasileira, onde já tinha conseguido segurar o seu posto como o camisa 10. Nós, brasileiros, rapidamente abraçamos esse talento.
Estávamos ansiosos para ter uma nova estrela à altura de Pelé, Romário, Ronaldo, Kaká… E acho que Neymar tinha, com certeza, o que era preciso: fazia dribles com facilidade, gols belíssimos (tendo um deles lhe concedido um prêmio Puskas), tinha muita habilidade com a bola nos pés e muito carisma. Como essa combinação perfeita não daria certo? O meu pensamento era apenas um: com um pouco mais de experiência e maturidade, esse garoto vai ser, com certeza, coroado como o melhor do mundo; só basta esperar.
Doze anos depois, aos 33 anos, Neymar Jr. ganhou apenas uma vez a Champions League (na temporada 14/15), mas não conseguiu ganhar um Campeonato do Mundo com a Seleção Brasileira, e também nunca ganhou o Ballon D’Or. Até hoje, detém o título de transferência mais cara da história do futebol (222 milhões de euros), referente à sua saída do Barcelona para o Paris Saint Germain em 2017.
Neymar em campo pela Seleção Brasileira. Crédito: Getty Images
Não me levem a mal, acho que muitos de nós concordamos que o “menino Ney” tem uma história e carreira incríveis; os números falam por si só. Contudo, aquele fantasma do “poderia ter sido mais” parece que sempre o acompanhará; e para a maioria é difícil não sentir esse gosto agridoce quando acompanhamos a carreira dele tão de perto. E acho que é sobre isso que precisamos falar.
É inegável que Neymar tenha lidado com muita pressão ligada à sua fama. O primeiro grande ídolo da geração Z, tivemos a chance de acompanhá-lo quase que instantaneamente por meio de tantas redes sociais. Mas aquilo que serviu, em grande parte, como um impulsionador da sua carreira, muitas vezes foi também seu maior inimigo.
Envolvido constantemente em escândalos midiáticos, onde cada vez mais parecia que sua prioridade era ser uma personalidade famosa ao invés de um inesquecível jogador de futebol, Neymar foi fortalecendo a imagem de estrela e, talvez descuidadamente, afastando-se da de atleta. Lesões e suspensões que foram enfraquecendo a sua posição de ídolo, alimentada por uma mídia que muitas vezes optou pela crueldade ao invés da empatia.
Não consigo evitar de pensar, que, acima de tudo, Neymar é o nome de maior expressão dessa nova geração que enfrentou todas essas mudanças do futebol atual. Agora, não é mais apenas sobre ser um bom jogador, sobre marcar gols ou ganhar títulos. O mercado do futebol explora a imagem desses atletas de muitas outras formas. Na Era Digital em que vivemos, ser influenciador faz definitivamente parte do pacote de ser “famoso” neste meio.
Ao meu ver, menino Ney teve tudo para ser o melhor do mundo; um talento como o seu não foi visto em nenhum jogador brasileiro que despontou nos últimos anos, e provavelmente nunca mais teremos um ícone como ele. O acontecimento da sua trajetória no esporte mais amado do mundo, coincidiu com a expansão das redes sociais e com os novos mercados ligados ao futebol. Foi tudo ao mesmo tempo.
Lá no fundo, creio que Neymar tenha sido um pouco vítima da sua própria grandiosidade. E, como disse anteriormente, acho que criamos expectativas talvez altas demais, num tempo em que o futebol não é apenas sobre ganhar títulos ou bater recordes. Os atletas de hoje precisam constantemente dividir o seu protagonismo com todas as narrativas criadas fora de campo, e em tempo real.
Injustamente, muitas pessoas insistiram em medir o seu sucesso apenas pelo número de troféus que ele não levantou ou títulos que ele não levou para casa. Deixando de lado a importância que ele teve no modo em que vivemos e sentimos o futebol atualmente.
No fim, a história de Neymar continua sendo escrita, e penso sempre em tudo que ele representou até aqui: o garoto super talentoso que foi o símbolo de uma geração, e também o homem que, depois de muitas falhas e tropeços, conseguiu sempre recomeçar. Acredito que o tempo o fará justiça, e ele não será colocado mais como aquele que poderia ter sido, mas como o que foi um dos maiores e mais memoráveis personagens que o futebol brasileiro teve a sorte de ter.