A organização de torcedores europeus (FSE) decidiu fazer um denuncia contra a FIFA à Comissão Europeia nesta terça-feira (24) por conta dos preços “exorbitantes” dos ingressos vendidos da Copa do Mundo, que será realizada este ano nos Estados Unidos, México e Canadá. Segundo a reclamação, os procedimentos de compras são “opacos e desleais”.
Em conjunto com a Euroconsumers, uma organização que defende os interesses dos consumidores, a FSE revelou que “apresentou uma denúncia oficial à Comissão Europeia contra a Fifa por ter abusado de sua posição de monopólio”, como foi notificado em seu comunicado.
De acordo com o site Politico Europe, a denúncia se baseia no artigo 102 do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, que proíbe qualquer tipo de abuso de monopólio. As entidades afirmam que a FIFA por exercer total controle sobre a comercialização dos ingressos utiliza essa posição para estabelecer suas condições, mesmo consideradas prejudiciais para os consumidores.
- Copa do Mundo de 2026; veja as equipes classificadas para o mata-mata
- Com Vini herói e retorno de Neymar, Brasil derrota a Escócia e se classifica para a próxima fase da Copa do Mundo; veja
- Cristiano Ronaldo desencanta e desabafa após vitória de Portugal na Copa do Mundo; veja
- Fluminense anuncia retorno de Thiago Silva; veja
- Messi de torna o maior artilheiro da história das Copas do Mundo
As entidades ainda criticaram o uso de preços abusivos, que variam de acordo com a demanda de saída e contestam a real disponibilidade de ingressos com valores acessíveis, que foram anunciados por aproximadamente US$ 60, mas que até o momento não foram encontrados.
A denúncia foi feita bem na época de maior pressão regulatória sobre a FIFA na Europa. Segundo Glenn Micallef, comissário europeu, que comentou sobre as preocupações relacionadas à Copa de 2026, destacando as circunstâncias geopolítica.
“Como um dos países-sede do maior evento esportivo do mundo está envolvido em uma guerra, é legítimo exigir garantias”, manifestou.

Deixe um comentário